Novas Tabelas de Entalpia

19/10/2012

Os índices de conforto térmico auxiliam na avaliação dos ambientes, quantificando e qualificando o desconforto térmico dos animais.  Identificar as zonas de conforto térmico adequadas às diferentes espécies minimiza os danos fisiológicos causados aos animais, melhorando seu desempenho produtivo. Dentre os índices de avaliação de conforto térmico estudados, a entalpia tem sido proposta atualmente como o índice mais adequado para a avaliação do ambiente interno de galpões de frangos de corte, isso porque é um índice que depende basicamente da temperatura e da umidade relativa do ar. A entalpia expressa a quantidade de energia presente no ambiente e a facilidade de aquisição das variáveis necessárias para seu cálculo facilita o seu uso por parte dos produtores. 
Para auxiliar no monitoramento do ambiente interno de galpões de criação de frangos de corte, através da entalpia, Barbosa Filho et al. (2007) criaram as Tabelas de Entalpia. As tabelas de avaliação prática da entalpia foram elaboradas com base no cálculo do índice indicador de conforto térmico Entalpia (IEC – Índice Entalpia de Conforto), e são divididas em 4 faixas: a de conforto (faixa verde), a de alerta (faixa amarela), a crítica (faixa laranja) e a letal (faixa vermelha). Os valores inclusos nestas faixas são dependentes dos limites inferior e superior de conforto do índice em questão. Limites estes que foram determinados com base no desenvolvimento das aves, ou seja, baseados em cada semana do seu ciclo de criação.
Devido a importância do cuidado com o controle térmico constante no ambiente de criação das aves, o NEAMBE (Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal – UFC), atualizou as tabelas de Entalpia de acordo com Rodrigues et. al. (2011), para regiões que se encontram ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é praticamente 1 atm.

Confira a matéria na integra na edição deste mês da revista "Produção Animal Avicultura" do Avisite no link:
http://www.avisite.com.br/cet/index.php?codCet=258

ou em:
http://www.neambe.ufc.br/index_publicacao_id_49_cod_4_subcategoria_revistas-e-sites_pagina_2

Para Baixar as Tabelas:
http://www.neambe.ufc.br/index_downloads


Mais Noticias