Aniversário de 5 anos!

12/09/2016
No próximo dia 20 de setembro de 2016 o NEAMBE - Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal da UFC completará 5 anos de atividades. Criado em 2011, pelo Prof. Dr. José Antonio Delfino Barbosa Filho, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, o grupo tem como foco principal pesquisas voltadas ao conforto térmico e ao bem-estar dos animais de produção, uma vez que as condições de estresse térmico na região nordeste do Brasil são uma constante. Uma outra linha de pesquisa também muito explorada pelo grupo é a questão das operações pré-abate dos animais, principalmente na avicultura, onde inovações tem sido feitas no sentido de otimizar os processos de manejo, atuar nos pontos críticos e reduzir as perdas finais. Segundo o coordenador do grupo, professor José Antonio, a preocupação dos pesquisadores do grupo sempre esta em torno de se fazer uma pesquisa aplicada ao setor produtivo, ou seja, chegar em resultados que possam ser diretamente utilizados pelos produtores após a conclusão dos estudos. O NEAMBE tem sede no Departamento de Engenharia Agrícola da UFC no Campus do Pici e conta atualmente com 8 pesquisadores associados das mais diversas universidades do país e com um total de 10 estudantes entre pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação (iniciação científica).